terça-feira, 14 de junho de 2011

Água fonte de vida: a importância do açude Riacho do Meio em Jardim do Seridó-Rn

Por Marcília Oliveira

O município de Jardim do Seridó fica localizado na microrregião do Seridó Oriental. Foi construído no ano de 1998 quando foi aprovado  um projeto para a construção do mesmo, ficando a uma distancia de 7 km da cidade de Jardim do Seridó.
            O açude Riacho do Meio é um manancial de água doce com capacidade de reter aproximadamente 8 milhões de metros cúbicos. Ele foi concluído no ano de 1999 e tem a função de abastecer a população rural local- cerca de 120 famílias- alem de servir intensamente para as atividades de lazer e recreação.
            Mas o que vem ocorrendo nos últimos anos às margens do açude é um rápido e intenso processo de ocupação por residências. Essa ocupação desordenada poderá levar a um processo que desencadeará inúmeros problemas, tais como: contaminação da água proveniente das fossas sépticas localizadas muito próximas a bacia hidrográfica. Alem do assoreamento do açude causado pela derrubada da mata regional, para ceder lugar às casas.
            Nesse contexto espera-se que, através da divulgação neste blog, possa levar a todos um conhecimento sobre os problemas acerca das questões sócio ambientais de como se encontra em torno do açude Riacho do Meio, esclarecendo esses para unificar consciências das pessoas, pois o que está acontecendo na verdade é um verdadeiro desequilíbrio ambiental que poderá se agravar ainda mais dentro de algumas épocas futuras, não muito distantes, levando ao esgotamento total ou parcial da qualidade da água do reservatório e do solo em razão da rápida e desorganizada ocupação das margens do mesmo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário