sexta-feira, 24 de junho de 2011

Açude da Comissão-Jardim do Seridó!

Em Jardim do Seridó-RN, o açude da Comissão foi construído no ano de 1.877, sendo portanto o mais velho da cidade. A princípio era de extrutura pequena. Seu início se deu no ano de seca que assolava toda a região. E para que o homem de então não morresse de fome o Coronel José Tomaz de Aquino Pereira, atento representante da cidade, conseguiu do Imperador uma verba (comissão) no sentido de construir o citado açude e ajudar o nosso povo. Essa comissão que deu origem ao nome do açude equivale hoje a emergência.



Um pouco da história do "construtor" do Açude da Comissão!

O Coronel José tomaz de Aquino Pereira nasceu no Estado da Paraíba em 1º de junho de 1.839.

Era comerciante de tecido e grande fazendeiro.

Era homem simples e caridoso. Dizem que quando chegava uma pessoa com fome em sua residência ele perguntava: "A velha do chapéu grande está chegando?". Queria dizer: "A fome está chegando". Se assim fosse, mandava entrar na sala de hóspedes e dava-lhe de comer.
Era também muito devoto. Curiosidade: "Quando se achou muito doente do coração, fez uma promessa, que se ficasse bom construiria a Igreja do Sagrado Coraçãode Jesus, e assim, foi um grande baluarte na construção da mesma. Morreu porém do coração.

Como político, foi Intendente (administrador público) por duas vezes: na Monarquia de 1.862 a 1.868, e na República, de 1.891 a 1.893, sempre procurando seguir o Governo.

Fonte: Livro "Um passo a mais na história de Jardim do Seridó" do Professor José Nilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário